
O vereador Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada) voltou a cobrar ontem, segunda-feira, 19, uma maior fiscalização na região da orla da prainha do Porto Geral para acabar com o estacionamento de veículos às margens do Rio Paraguai, liberando o espaço para embarque e desembarque de embarcações, e evitar ocorrência de acidentes envolvendo banhistas que frequentam aquele espaço.
A solicitação foi feita ontem, durante sessão ordinária da Câmara, e direcionada ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), José Wagner de Oliveira Júnior, com cópia para a Guarda Civil Municipal.
Qualhada lembrou que já fez pedido semelhante e que é preciso uma maior fiscalização por parte das autoridades competentes, para eliminar um problema frequente na região da orla. Disse que no feriadão da semana passada, o número de veículos estacionado no local era muito grande, dificultando embarque e desembarque de embarcações, além de colocar banhistas em risco.
Disse que preciso fazer cumprir a Resolução 01 de 28 de abril, que proibiu o estacionamento e a parada temporária de veículos aos sábados, domingos e feriados, nos horários compreendidos entre as 07 e 17 horas.
A Resolução diz que a Fundação de Turismo, podendo contar com apoio da Guarda Civil Municipal e da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, poderá delimitar o trânsito de veículos, bem como para realizar o fechamento dos acessos a prainha do Porto Geral, utilizar cavaletes e/ou outros equipamentos.
“O descumprimento implicará na remoção imediata do veículo que transitar e/ou estacionar nestes locais, além de outras sanções legais, cíveis, administrativas e criminais”, reforça o documento.
O vereador ressaltou que, além de grande número de veículos estacionados no local, citou também que é preciso uma ação das autoridades para fazer com que o espaço fique sempre limpo, sem o excesso de latas e garrafas que ele próprio observou na semana passada.
Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador