Indígena é trazida para Corumbá em aeronave da Marinha para atendimento médico

Com apoio de aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste, indígena de 42 anos foi trazida para Corumbá na manhã desta segunda-feira (10). O transporte realizado pelo 6º Distrito Naval, com acompanhamento de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa), foi solicitado pelo Corpo de Bombeiros, que recebeu a informação de que a mulher, moradora da Aldeia Uberaba, em Porto Índio, precisava de  atendimento médico.

O voo, ida e volta, levou pouco mais de duas horas, segundo a Marinha. Quatorze horas a menos do que um resgate por via fluvial, já que não há meio terrestre até o local. Na chegada ao heliponto do 6º Distrito Naval, uma ambulância do 3º Grupamento de Bombeiros aguardava a paciente, que tinha fortes dores na região abdominal, realizou o transporte até a Santa Casa de Corumbá.

EVAM

De acordo com a Marinha do Brasil, o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Comando do 6º DN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.

Créditos: Diário Corumbaense

Picture of Joel de souza

Joel de souza

Radialista a mais de "48" anos na cidade de Corumbá, Joel trabalhou na Rádio Clube, Difusora e FM Pantanal, fez grandes coberturas como o Carnaval de Corumbá.