
Estudantes da Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues embarcaram na tarde de quarta-feira, 19 de outubro, para Curitiba. Eles irão participar do First Lego League Explorer, torneio de robótica que envolve estudantes de todo o Brasil. Os corumbaenses foram os únicos representantes de escola pública da região Centro Oeste a serem selecionados para o evento que reúnes estudantes entre 09 a 16 anos de idade.
Batizada de “Galáticos”, a equipe de Corumbá que embarcou para a capital paranaense é composta por três estudantes, além do Proatic (Professor de Apoio ao Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação), Felipe, e da gestora, Lenir Fernanda Gomes da Silva. Em Corumbá, a equipe é mais robusta, sendo composta pelos seguintes alunos: Marcelo, Emilly, Isabelle, Kauã, Gustavo e Théo.
A cada ano uma temática é escolhida para os desafios apresentados aos estudantes. Desta vez, eles capacitados para desenvolverem soluções relacionadas ao transporte e logística, a fim de compreenderem as diversas formas de transportes de cargas.
A equipe teve várias ideias e decidiram criar uma cidade onde o transporte utilizava energia limpa sempre pensando no meio ambiente e na inclusão com criatividade e persistência para resolver problemas, trabalhando em conjunto e adquirindo novas habilidades. Sem esquecer o contexto regional, os corumbaenses ainda desenvolveram uma “chalana” dentro da estrutura criada com os recursos robóticos e nomearam o projeto de “Ativos” Logística para o Futuro.
“A cada ano é definido um tema diferente para o desafio, baseado em problemas do mundo real vivenciados por cientistas, pesquisadores, engenheiros e outros profissionais. Após o lançamento do desafio, professores e alunos têm um tempo para formarem suas equipes e se prepararem para a temporada. Na etapa nacional, as equipes se reúnem presencialmente para dias de muitos treinos, testes, avaliações e diversão”, destaca Jonatan Alan, operador nacional das categorias Discover e Explore pelo Educacional.
Na competição, os estudantes de Corumbá irão encarar desafios competindo contra representantes das cidades do Rio de Janeiro, Cianorte, Campo Largo, Joinville, Porto Alegre e da anfitriã Curitiba.
Liderados por dois adultos, eles precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.
A FIRST® é uma ONG norte-americana e significa: For Inspiration e Recognation of Science and Tecnology. Foi fundada em 1989 com o intuito de incentivar jovens e estudantes o interesse em áreas STEM por meio de programas que hoje são reconhecidos em mais de 100 países com mais de 504 mil participantes em mais de 200 eventos.
O First LEGO League, criado pela Fundação FIRST para incentivar a educação e o ensino da robótica nas escolas públicas por meio de competições saudáveis e trabalho em equipe, traz disputas em duas categorias operadas no Brasil pelo Educacional: Discover, entre alunos da educação infantil (3 a 6 anos), e Explore, entre estudantes do ensino fundamental (6 a 10 anos). Além delas, crianças e jovens de 9 a 16 anos participam da categoria Challenge, operada pelo SESI Departamento Nacional.
Veja o case de Corumbá clicando aqui.