
Dentre os vários estudos econômicos apresentados na proposta de concessão para exploração do empreendimento ferroviário Malha Oeste, está o estudo de demanda que considerou inviável economicamente o transporte de passageiros no trecho de 1.625,30 km que corta os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Com base nos dados de operação da Ferrovia Vitória-Minas, que tem capacidade de 800 passageiros, a análise mostrou a desvantagem para a futura concessionária que irá administrar o percurso de Mairinque (SP) a Corumbá (MS).
No trecho entre Campo Grande e Aquidauana, por exemplo, apesar da distância de trem ser um pouco menor que a de carro, o percurso custaria R$ 42 ao passageiro por uma viagem de mais de 04h. Sendo que o mesmo viajante pode fazer o percurso de ônibus por R$ 54 em 02h50 ou investir R$ 83 para uma confortável viagem de carro de 01h40.
O documento ainda fez uma análise simplificada da receita potencial e dos custos operacionais de um trem de passageiros hipotético. “Considerando curva de tarifas em função da distância construída a partir do tarifário da Estrada de Ferro Vitória-Minas para estimativa do valor das passagens, calculou-se a receita diária com transporte de passageiros caso toda a demanda potencial fosse atendida, resultando em R$ 285.678”.
Com base nos dados extraídos de demonstrativos financeiros das Estradas de Ferro Vitória-Minas e Carajás, estimou-se o custo diário de operação de um par de trens de passageiros por quilômetro de ferrovia (R$ 231,64).
“A partir deste racional, estimou-se o custo diário de operação de um trem de passageiros entre Sorocaba e Corumbá, de R$ 366.138. Assim, o custo de operação de um trem de passageiros na Malha Oeste seria bastante superior às receitas por ele geradas, mesmo considerando cenário de captação máxima da demanda potencial”.
Audiência pública
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) divulgou as datas das audiências públicas para colher sugestões e contribuições às minutas de Edital e Contrato e aprimoramento dos estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da concessão ferroviária da Malha Oeste.
A primeira será em Campo Grande, presencial, no dia 26 de abril, a partir das 14h (MS), em local a definir. A outra, será no dia 3 de maio, às 9h (MS), em Brasília, no setor de Clubes Esportivos Sul, podendo ser presencial ou virtual, já que será transmitida pelo YouTube da ANTT.
O período para envio de contribuições será do dia 10 de abril de 2023 até às 17h do dia 25 de maio de 2023 (MS). Os próximos passos após a audiência são análise do TCU (Tribunal de Contas da União), publicação do edital, leilão previsto para o primeiro trimestre de 2024 e assinatura do contrato.
Créditos: Campo Grande News