Profissionais da advocacia são homenageados por vereadores em Corumbá

Os vereadores corumbaenses prestaram na noite de ontem, terça-feira, 12, uma homenagem aos profissionais da advocacia em alusão ao Dia Nacional do Advogado, celebrado na última segunda-feira, 11 de agosto, uma iniciativa do vereador Samyr Sadeq Ramunieh, autor do requerimento sugerindo o ato e aprovado por unanimidade pela Casa de Leis.

A homenagem ocorreu no final da sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense, quando foram entregues Moções de Congratulações a advogados corumbaenses que se destacam no exercício da profissão.

A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelo presidente do Legislativo, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira). Pelo vice-presidente Alexandre Vasconcellos; pelo primeiro secretário Genilson José; pelo presidente da OAB de Corumbá, Otávio Ferreira Neves Neto, e pelo procurador geral do Município, Roberto Ajala Lins.

Foram homenageados José Carlos dos Santos, indicado pelo presidente Bira; Thiago Soares Fernandes, por Alexandre Vasconcellos; Luiz Fernando Toledo Jorge, por Yussef Salla; Luiz Gonzaga da Silva Júnior, por Genilson José; Roberto Rocha, por Matheus Cazarin.

Também foram prestadas homenagens a Jean Carlos Soares de Medeiros, indicado pela vereadora Hanna Ellen Santana; Geovane Pina Bulhões Antunes, por Roberto Façanha; Harison Júnior dos Santos Ferraz, por Hesley Santana; Marcelo Tavares Siqueira, por Marcelo Araújo.

Foram homenageados ainda Allex Prado Della, por Samyr Sadeq Ramunieh; Luiz Henrique da Silva, indicado pelo vereador Chicão Vianna; José Carlos Macena de Britto Júnior, por Jovan Temeljkovitch; Felipe Inocêncio Rocha de Almeida Moreira, por Elinho Junior, e Reinaldo Gimenes Ayala, indicado por Edinaldo Neves.

Pela Mesa Diretora foram homenageados os advogados Otávio Ferreira Neves Neto, Roberto Ajala Lins e André Luiz Oliveira dos Santos. Importante lembrar que, quatro integrantes do Legislativo corumbaense são advogados: Bira, Alexandre, Jovan e Hanna. Outros dois são bacharéis em Direito: Elinho Junior e Chicão Vianna.

NOITE ESPECIAL

O ato na Câmara marcou a noite para os homenageados. José Carlos dos Santos falou em nome de todos e se disse honrado pelo convite, Fez um agradecimento geral, lembrou sua trajetória, desde as viagens de ônibus, de trem, pelo meio do Pantanal, ainda sem a rodovia pavimentada; da vinda do Curso de Direito para Corumbá onde foi professor, inclusive de alguns homenageados da noite.

Roberto Lins, que representou o prefeito Gabriel Alves de Oliveira, também destacou o momento especial, principalmente pelo fato de ter acompanhado homenagens a advogados que foram alunos dele no Curso de Direito que ajudou a trazer para Corumbá, quando professor da Universidade Federal, “um curso hoje reconhecido por colegas que foram alunos e que estão recebendo essa homenagem. Isso é uma satisfação muito grande”.

Afirmou que o 11 de agosto é um marco da criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil, que simboliza o fortalecimento do estado democrático de direito. “Obviamente que às vezes, a gente fica um pouco preocupado com as decisões do Supremo que são polêmicas, com algumas atitudes que podem parecer injustas, mas eu acho que o advogado é indispensável à administração da justiça. A advocacia é a única profissão que está na Constituição Federal e o estado democrático de direito é a nossa missão”, ressaltou.

Em nome do prefeito Lins registrou o reconhecimento ao trabalho incansável de cada advogado, de cada advogada que, “com estudo, técnica, coragem, enfrenta a complexidade do mundo contemporâneo, para assegurar que a justiça não seja só um ideal, só um sonho, mas que a justiça seja uma realidade possível, palpável e concreta”, concluiu.

VALORIZAÇÃO

O presidente Bira, em seu discurso, afirmou que a profissão “já foi mais glamorosa, importante, indispensável. Mas, infelizmente a gente não é só festa”, observou lembrando fatos para tentar “diminuir a importância do advogado do judiciário”, se referindo a notificações que chegam às pessoas, dizendo que pode comparecer numa audiência, sem advogado, o que ele não recomenda a ninguém já que pode prejudicar o cidadão.

“O advogado te dá confiança, te dá segurança na frente do juiz. O advogado é sim indispensável, muito mais ainda no momento que nós estamos vivendo, um momento que, infelizmente, as instituições superiores supremas do nosso judiciário não tem dado sinais de que vai voltar a respeitar a nossa Constituição”, continuou.

Mandou uma mensagem de apreço e respeito a todos os advogados corumbaenses para que se sintam abraçados pela Câmara Municipal, e que o 11 de agosto é uma data importante para enaltecer o valoroso trabalho dos profissionais corumbaenses.

PROFISSÃO RELEVANTE

O vereador Samyr Ramunieh destacou a importância relevante dos advogados, e que a celebração do Dia Nacional do Advogado representa o reconhecimento do Poder Legislativo à classe, pedindo ao presidente da OAB de Corumbá, Otávio Neto, que levasse um abraço dos vereadores e vereadoras, a todos os profissionais da advocacia corumbaense. “São centenas e cada vereador teve que escolher apenas um. Mas, em nome dos homenageados, queremos enaltecer o excelente trabalho que todos prestam à sociedade”, destacou.

A DATA

O Dia Nacional do Advogado é comemorado em 11 de agosto e celebra a criação dos dois primeiros cursos de direito no Brasil em 1827, pelas mãos de Dom Pedro I (em São Paulo, a do Largo de São Francisco, e em Pernambuco, a Faculdade de Direito de Olinda), marcando o início da formação jurídica no país e a valorização da atuação do advogado na defesa da ordem jurídica e da justiça, sendo um momento para reconhecer sua importância para a sociedade.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação

Picture of Joel de souza

Joel de souza

Radialista a mais de "48" anos na cidade de Corumbá, Joel trabalhou na Rádio Clube, Difusora e FM Pantanal, fez grandes coberturas como o Carnaval de Corumbá.