Marinha realiza ação que incentiva a conscientização ambiental

O Comando do 6º Distrito Naval realizou na manhã deste sábado, 17 de setembro, no Porto Geral de Corumbá, ação alusiva ao World Cleanup Day 2022 (Dia Mundial da Limpeza). Os militares reforçaram a importância do tema e destacaram a proteção ao meio ambiente, com limpeza da área portuária.

A ação contou com a participação da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, PrevFogo e crianças da Cripam (Casa de Recuperação Infantil Padre Antonio Müller), que ajudaram nas atividades realizadas pelos militares da Marinha.

Além da limpeza, entre as ações, os militares fomentaram a conscientização ambiental sobre o correto descarte de lixo, por meio de palestras em escolas, colônias de pescadores e marinas no decorrer da semana. Neste sábado, no Porto, um stand foi montado destacando a importância do tema e distribuindo sacolas biodegradáveis.

Na região pantaneira, o impacto das águas poluídas sobre a economia, em decorrência da morte de peixes e outros animais aquáticos do bioma, pode afetar a pesca e o turismo, uma das principais atividades da região.

Limpeza do Porto de Corumbá durante o evento“A Marinha está promovendo ações do correto descarte de lixo nos 26 estados da Federação e Distrito Federal, com cerca de 2 mil militares trabalhando diretamente e 1.500 indiretamente, visando a conscientização da população. Aqui no Estado, as ações são no Porto Geral de Corumbá e Ladário, Marina do Gelson, Porto Limoeiro e Porto Murtinho. A ideia é repassar a conscientização à população na conversação e preservação do nosso Pantanal, dos nossos rios, importantes para nosso turismo e economia”, disse ao Diário Corumbaense o capitão dos Portos do Pantanal, capitão de fragata Gleider de Oliveira Rodrigues de Abreu.

 A ação

O World Cleanup Day 2022, acontece por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), da Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT) e de suas Agências Fluviais subordinadas.

O “Dia Mundial da Limpeza” teve início em 2008, na Estônia, quando 50.000 pessoas se uniram para limpar todo o país, em apenas cinco horas.

Ação contou com o apoio da Fundação do Meio Ambiente, PrevFogo e crianças da CripamA participação da Marinha do Brasil no WCUD 2022, por meio dos seus militares e meios, em eventos promovidos pela Força nas praias, rios, lagos e ambientes costeiros do país, contribui para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica por embarcações, além da conscientização de que as medidas adotadas concorrerão para o fomento sustentável da economia do mar.

Picture of Joel de souza

Joel de souza

Radialista a mais de "48" anos na cidade de Corumbá, Joel trabalhou na Rádio Clube, Difusora e FM Pantanal, fez grandes coberturas como o Carnaval de Corumbá.