Marcelo sugere instalação de gerador de energia no Centro de Especialidades Médicas

A instalação de um gerador de energia elétrica no Centro de Especialidades Médicas de Corumbá, localizado na Rua Cabral, centro da cidade, é o que está sugerindo o vereador Marcelo Araújo ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, bem como à secretária de Saúde, Tatiana da Silva Santos Mattos.

Justificou o pedido citando que o CEM é uma unidade de referência para toda a população do município, atendendo diariamente centenas de pacientes em diversas especialidades médicas, além de realizar exames diagnósticos de média complexidade, como raio-X, eletrocardiograma, ultrassonografia e outros procedimentos de apoio à atenção básica e especializada.

Disse que se trata de um serviço essencial para a manutenção da saúde pública, com grande volume de atendimentos, qualquer paralisação representa prejuízos diretos ao usuário e à gestão municipal.

“As interrupções e oscilações no fornecimento de energia elétrica recorrentes em nossa região, especialmente em períodos de altas temperaturas ou chuvas intensas, resultam na suspensão imediata dos atendimentos, necessidade de reagendamentos e aumento das filas para consultas e exames, impactando diagnósticos e tratamentos e comprometendo indicadores de saúde”, afirmou.

“Além disso, os equipamentos médicos utilizados no Centro são de alto custo, sensíveis a variações elétricas e essenciais para o suporte diagnóstico de outras unidades de saúde. A falta de energia e as oscilações constantes aumentam o risco de avarias irreversíveis, elevando gastos com manutenção e substituição de aparelhos, além de gerar perda de insumos e dados de pacientes”, argumentou.

TRÂNSITO

Por meio de indicação, o vereador pediu adoção de medidas necessárias visando reparo ou ajuste do semáforo que se encontra virado no cruzamento das ruas Cyríaco de Toledo e Dom Pedro II, no Bairro Popular Nova.

A solicitação foi direcionada à diretora Mariana Ricco Arguello Ortiz, da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), alegando que a atual situação do equipamento, que está desalinhado em relação à via correta, pode causar confusão entre os condutores, comprometendo a segurança no trânsito local.

“Essa sinalização incorreta aumenta o risco de acidentes, especialmente em horários de maior fluxo. A medida visa garantir maior organização, segurança e fluidez no trânsito da região”, enfatizou.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação

Picture of Joel de souza

Joel de souza

Radialista a mais de "48" anos na cidade de Corumbá, Joel trabalhou na Rádio Clube, Difusora e FM Pantanal, fez grandes coberturas como o Carnaval de Corumbá.