O vereador Jovan Temeljkovitch requereu junto à diretora da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, a realização de estudos de viabilidade técnica para a implantação de um ponto de ônibus na Rua Cabral, entre as ruas Sete de Setembro e Quinze de Novembro, próximo ao Centro de Especialidades Médicas.
Justificou que o local concentra grande fluxo de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mulheres grávidas e crianças, que necessitam de acesso facilitado a serviços de saúde pública.
“A inexistência de um ponto de ônibus próximo ao CEM, obriga os usuários a percorrerem longas distâncias, dificultando o deslocamento e gerando risco de acidentes, especialmente em períodos de chuva ou alta demanda de trânsito”, argumentou.
Ressaltou que, sob a perspectiva da política de mobilidade urbana (Lei Federal nº 12.587/2012), a criação de pontos estratégicos de transporte coletivo atende aos princípios da acessibilidade universal, equidade no uso do espaço público e promoção da qualidade de vida.
“Além disso, é uma medida que contribui para a eficiência do sistema de transporte, reduzindo o tempo de deslocamento dos cidadãos e incentivando o uso do transporte coletivo, alinhando-se às diretrizes de desenvolvimento urbano sustentável”, reforçou.
Disse que a adoção desse equipamento atende também as metas de inclusão social e aos parâmetros técnicos de planejamento urbano, que recomendam a instalação de paradas próximas a equipamentos públicos de grande demanda, garantindo segurança, conforto e facilidade de acesso aos usuários.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Pediu manutenção e serviços de reparo do sistema de iluminação pública em toda extensão da Alameda Nair Figueiredo Dobes, em especial, no trecho compreendido entre as ruas 21 de Setembro e Luiz Feitosa, visando eliminar a escuridão que tem gerado sensação de insegurança, dificultado o tráfego de pedestres e veículos durante o período noturno, além de aumentar o risco de acidentes e práticas criminosas.
REPARO NECESSÁRIO
Por meio de indicação encaminhada à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, com cópia gerência da Sanesul em Corumbá, o vereador pediu providência para a execução de reparos urgentes e recomposição do pavimento da Alameda Nair Figueiredo Dobes, especificamente no trecho compreendido entre as ruas 21 de Setembro e Luiz Feitosa, onde existem quatro buracos abertos, resultado de intervenções realizadas pela concessionária de saneamento, gerando reclamações por parte dos moradores já que a situação compromete a segurança de pedestres e condutores, além de danificar veículos e prejudicar a fluidez do trânsito local.
Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação