A reinstalação de dois pontos de ônibus na Rua Dom Aquino é o que busca o vereador Matheus Cazarin, visando restabelecer condições adequadas de atendimento aos usuários do sistema de transporte coletivo em Corumbá.
A reivindicação foi feita à secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, bem como à diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz.
No requerimento apresentado durante sessão ordinária do Poder Legislativo nesta terça-feira, 18, o vereador defendeu a reinstalação desses dois pontos que foram retirados da Rua Dom Aquino, em frente à Igreja Dom Bosco, e o segundo em frente à Escola Dom Bosco.
Justificou o pedido tendo em vista que atendem diariamente grande fluxo de estudantes, trabalhadores e, principalmente, pessoas idosas, que utilizam o transporte coletivo como meio principal de deslocamento.
“Após a retirada das estruturas, usuários têm enfrentado dificuldades para encontrar local adequado para aguardar o transporte, ficando expostos ao sol, chuva e demais intempéries, o que compromete a segurança, o conforto e a dignidade da população, inclusive alunos, crianças e adolescentes, da Escola Dom Bosco”, argumentou.
Acrescentou ser “necessária da instalação desses pontos de forma imediata, uma medida simples, mas essencial para restabelecer condições adequadas de atendimento aos usuários do transporte público”.
SAÚDE PÚBLICA
Por outro lado, Cazarin cobra informações do Município sobre possível ausência de agentes comunitários de saúde nos residenciais Flamboyants I, II e III, conforme informações recebidas por parte da comunidade local. Isso levou o vereador a questionar a pasta de Saúde do município, no sentido de saber se, de fato, não há profissional designado para aquela área.
Em caso positivo, obrou o motivo da ausência; quais medidas estão sendo adotadas para solucionar a situação e restabelecer o atendimento à comunidade; e o prazo previsto para regularização da cobertura.
Afirmou que a ausência, se confirmada, compromete o acompanhamento das famílias, especialmente idosos, gestantes, pessoas acamadas e demais grupos que dependem da atenção preventiva e visitas domiciliares.
ILUMINAÇÃO
À titular da pasta de Infraestrutura, Cazarin solicitou substituição das lâmpadas amarelas atualmente instaladas na praça localizada nas proximidades da Oficina de Dança, no cruzamento da Avenida General Rondon com a Rua Antônio João, no centro, por luminárias de tecnologia Led.
Disse que o espaço está com iluminação insuficiente, devido à ausência de lâmpadas, e as que estão em funcionamento são amarelas que oferecem baixa luminosidade, deixando o ambiente escuro e comprometendo a segurança dos moradores, frequentadores e alunos que transitam pelo local, especialmente no período noturno.
Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação


