Hanna pede revitalização do Jardim da Independência e ações voltadas a imigrantes

A revitalização e manutenção do Jardim da Independência é o que pleiteia a vereadora Hanna Ellen Santana, visando dotar o espaço, um dos pontos turísticos relevantes da cidade, em perfeitas condições de receber a população corumbaenses e turistas.

A reivindicação foi feita durante sessão ordinária da Câmara e direcionada à Fundação de Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá (FUPHAN), para que faça alinhamento com outros setores competentes da administração municipal, visando a realização das obras necessárias.

O documento também foi endereçado à secretária de Assistência Social e Cidadania, Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira, no sentido de que a pasta promova ações sociais de apoio, oferecendo orientação, acolhimento e encaminhamentos necessários para pessoas em situação de vulnerabilidade social que estão ‘acampadas’ no local.

Hanna informou ter feito uma visita ao Jardim da Independência, quando constatou a necessidade urgente de intervenções do Poder Público. Observou que no parquinho infantil, os brinquedos se encontram danificados, expondo crianças a riscos. Além disso, não há barreiras que impeçam a entrada de animais na área de areia, o que compromete as condições de higiene e segurança do espaço de lazer.

“Pelo Jardim, observam-se ainda depredações, pichações e sinais de abandono, aspectos que prejudicam a estética, o uso do local pela comunidade e a atratividade turística. Bom lembrar que o Jardim não é apenas um espaço de lazer, mas também um patrimônio histórico e cultural de grande valor para a cidade, devendo estar preservado em consonância com sua importância simbólica e histórica”, afirmou.

Por isso mesmo, solicitou que a FUPHAN promova, em articulação com as demais pastas competentes, a revitalização e conservação do Jardim da Independência, compreendendo reforma e substituição dos brinquedos do parquinho; instalação de barreiras protetivas na área infantil; limpeza, pintura e recuperação das áreas depredadas e pichadas.

ABRIGO

A vereadora argumentou ainda que o local tem sido utilizado como abrigo por moradores de rua e imigrantes, que chegam a dormir e se estabelecer no espaço, situação que demanda atenção da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, para que este público seja devidamente acolhido, evitando processos de marginalização e exposição em ambiente inadequado.

Disse se tratar de um programa sério e que são necessárias ações integradas entre a Assistência Social e outras pastas, para o atendimento humanizado da população em situação de rua e imigrantes que utilizam o espaço.

“São medidas que trarão melhorias significativas tanto para a comunidade local quanto para os turistas que visitam Corumbá, preservando a dignidade do espaço e fortalecendo a identidade cultural da cidade”, acrescentou.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação

Picture of Joel de souza

Joel de souza

Radialista a mais de "48" anos na cidade de Corumbá, Joel trabalhou na Rádio Clube, Difusora e FM Pantanal, fez grandes coberturas como o Carnaval de Corumbá.