A realização de estudos técnicos visando a regularização de moradias localizadas no Loteamento Pantanal, próximo ao Residencial Flamboyant, é o que pleiteia a vereadora Hanna Ellen Santana no sentido de beneficiar famílias que construíram suas moradias em uma área que está em processo de desocupação na justiça.
Durante sessão da Câmara Municipal, a vereadora apresentou um requerimento em regime de urgência direcionado ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, com cópia para ao Procurador Geral do Município (PGM), Roberto Ajala Lins, reivindicando estudos necessários para regularização da área, como forma de garantir a permanência dessas famílias no local.
Lembrou que Corumbá enfrenta um grave déficit habitacional estimado em aproximadamente 4.500 moradias, afetando diretamente famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Há cerca de sete anos, a cidade não era contemplada com programas federais de habitação popular. Recentemente, a atual gestão municipal anunciou a construção de 181 casas nos Residenciais Ipês I e II, e segue atuando junto aos governos estadual e federal para viabilizar recursos para a construção de mais 300 unidades habitacionais”, observou.
No entanto, assegurou que essas ações não são suficientes para suprir a demanda existente, e que paralelamente a esse cenário, tramita na justiça uma ação para desocupar a área onde residem essas famílias.
“Elas construíram uma comunidade consolidada ao longo dos anos, com acesso a creche, posto de saúde, comércio local e demais serviços públicos, formando laços sociais e urbanos significativos. A desocupação abrupta dessa área representa não apenas a perda do teto, mas também a quebra de vínculos sociais e comunitários já estabelecidos”, acrescentou justificando a necessidade de medidas concretas para regularização da área e das moradias construídas por estas pessoas no local.
Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação